Nós
Nó simples: É a base da maioria de outros nós. Ele próprio é usado como um simples nó terminal na ponta de uma linha ou corda. Não é muito empregado por marinheiros por ser extremamente difícil de desfazer quando a corda está molhada. Se estiverem amarrados em objetos pequenos também podem ser difíceis de desfazer. Serve para aprendizado. É o nó mais usado por todos.
Nó em oito: Utiliza-se para evitar o desfiamento da ponta de uma corda. Utilizado também por montanhistas para unir duas cordas (nó em oito duplo). Este nó é mais volumoso que o nó superior comum e muito mais fácil de ser desfeito, quando não for apertado demasiadamentre. É usado comumente sempre que queira criar uma protuberância numa corda, servindo perfeitamente quando se fizer necessária a fixação de uma corda em seu encaixe. Neste caso, o nó poderá ser empregado se não houver uma estaca ou outro local onde se amarra a corda.
Nó em Oito Duplo Direcionado ou Fechado
Nó escota: Usado para ligar a escota à vela de um navio. Usado também para amarrar dois cabos de diâmetros igual ou desigual, ou para prender o cabo numa argola. É usado também no hasteamento de bandeiras, para amarrá-las.
Nó Escota Alceado: Tem mesma utilidade do escota, só que mais fácil de desatar. é muito utilizado para prender bandeiras na adriça.
Nó Escota Duplo
Nó Direito: Não escorrega nem aperta, sendo fácil de desata. Deve ser usado ao amarrar embrulhos, é valioso em primeiros socorros, etc. Para emendar ataduras e emendar cabos com o mesmo diâmetro, mesma espessura.
Nó Arnês: É utilizado para fazer uma alça fixa no meio de uma corda (sem utilizar as pontas).
Nó Azelha: É usado para suspender prumo, formar uma alça fixa no meio de um cabo ou asa, ou destinado a pendurar um cabo. É dado na ponta de um cabo; não poderá receber esforço; pois será difícil de desfazer. Outras vezes é feito em ponto poido do cabo para substituir o catau.
Nó Volta do Salteador: Utilizado para prender uma corda a um bastão, com uma ponta fixa e outra que quando puxada desata o nó. Nó utilizado para descer de um tronco com um dos cabos e desamarrar o nó com a outra ponta do cabo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário