Tá Frio, né?
A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. João 1:4
Nasci em uma das cidades mais frias do Brasil. Sou curitibano. Minha cidade também, há décadas, é exemplo de organização e de ecologia. Quando morava lá, ouvia pessoas comentarem que, para Curitiba ser perfeita, só faltava mesmo uma praia! Claro que, se Curitiba tivesse praia, não teria o frio que tem e todo mundo sabe que Curitiba é feita de gelo. A última vez que nevou nessa cidade foi em 1977, mas a cada ano o curitibano sabe o que é viver numa cidade feita de gelo invisível. Você pode não ver a neve, mas tem a sensação de morar dentro de um freezer!
No sétimo ano, eu morava a cinco quadras do colégio e, todos os dias, ia a pé estudar. Certa manhã, estava tão frio que saí de casa vestindo duas calças, duas meias, duas camisetas (uma era pijama), um moletom, um casaco, uma jaqueta, luvas, gorro para todo o rosto, e ainda assim não conseguia parar de bater o queixo, de tanto frio. O termômetro de uma agência bancária, que ficava no caminho, avisou-me que estavam 4 graus negativos, mas tenho a plena certeza de que a sensação térmica era bem abaixo disso.
Quem mora lá sabe. Tem dias que os dedos doem. Tomar banho é um desafio. E, por ser uma cidade muito úmida, as roupas não secam de um dia para o outro. Viver em uma cidade assim tem muitos desafios.
Tudo isso é fácil de superar. Difícil é quando o coração da gente está frio. Quando nos tornamos insensíveis ao sofrimento alheio, quando deixamos que a indiferença tome conta da nossa vida. É preciso cuidado para que nosso coração não se transforme numa pedra de gelo dura e fria. Muito pior que uma cidade gélida é alguém que perdeu a sensibilidade contra a pobreza, contra a miséria, contra o preconceito.
Quando Jesus esteve aqui, Ele afirmou ser o Sol da Justiça. Ele é a origem do único calor que pode derreter um coração gelado. A fonte de luz que dissipa as trevas e põe fogo na alma. Com Jesus no coração, você pode até ter nascido na Sibéria, mas sempre estará em chamas!
Tá frio hoje, né? Só se for lá fora! Porque o nosso coração está bem quentinho.
Que tal Fechar os Olhos e Abrir a Boca?
Se vocês não mudarem de vida e não ficarem iguais às crianças, nunca entrarão no reino do Céu. Mateus 18:3
Como é bom ser criança! Tenho certeza de que você já tem saudades dessa época, nem que seja um pouquinho. Existem travessuras nesses anos das quais me lembro com muita saudade. Quem já não brincou no roda-roda do parquinho ou não pediu para o pai empurrar mais rápido o balanço? Eu gostava de brincar de polícia e ladrão, passa-anel, pega-pega, lenço atrás e esconde-esconde. Aliás, esconde-esconde eu brinco até hoje com meu filho.
Quando minha filha menor acordou e começou a chorar, o Gabriel disse: “Pai, vamos nos esconder da Sofia?” Eu prontamente respondi que sim e ele automaticamente fechou os olhos. Quando vi a cena, disse: “Filho, vamos nos esconder!” Ao que ele respondeu: “Pai, de olhos fechados ela não vai me ver!” Achei graça e fechei meus olhos também, na certeza de que, muitas vezes, a inocência consegue ser mais feliz que a lógica.
Ser criança é bom demais! Também me lembro de uma brincadeira muito apreciada pelas crianças. É quando alguém diz: “Feche os olhos e abra a boca!” Essa frase é quase uma ordem em direção a uma deliciosa surpresa. O receptor poderia ser agraciado com uma bala, um doce, talvez até um chocolate! Mas o que sempre me chamou a atenção é que essa frase só funciona com crianças. Os adultos são desconfiados demais para fechar os olhos de verdade e abrir a boca esperando algo bom. O adulto não quer mais brincar de cabra-cega, de pião ou empinar pipa.
Você está ficando cada vez mais maduro. Novas responsabilidades foram assumidas, existe muita coisa para fazer, muito para estudar... A vida vai ficando mais séria mesmo. Mas, por favor, não mate a criança que existe em você. Tenha sempre um espaço para rir à toa, para ser engraçado, para rir de você mesmo. Aliás, engraçado é alguém cheio de graça, cheio de bênçãos para repartir! Foi o nosso Criador quem disse que deveríamos ser como crianças e que o reino de Deus pertence a elas. Então, feche os olhos e abra a boca. Deus está preparando um doce para você!
Qual é a Maior Tentação do Mundo?
Deus disse isso porque sabe que, quando vocês comerem a fruta dessa árvore, os seus olhos se abrirão, e vocês serão como Deus, conhecendo o bem e o mal. Gênesis 3:5
Em sua opinião, qual é a maior tentação do mundo? Acha que é o dinheiro? O poder? A fama? Acha que a maior tentação do mundo depende de quem é tentado? Eu penso que não. Embora todas essas sejam tentações poderosas, a maior tentação do mundo inteiro é querer ser igual a Deus.
O primeiro pecado do Universo aconteceu quando Lúcifer quis ser igual a Deus. No Éden, o homem foi tentado a ser como Deus, sendo conhecedor do bem e do mal. E, infelizmente, até hoje, a principal tentação é a divinização do homem.
Pense bem, todas as vezes que deixamos Deus de lado em nossa vida (e não são poucas as vezes), estamos dizendo que somos “deuses” da nossa vida. Toda vez que um ateu escreve um livro e as multidões correm para as livrarias para comprá-lo, estão dizendo que querem a confirmação ideológica para excluir Deus da vida delas.
A indústria do entretenimento idealiza seus heróis como homens com características de Deus. E o mundo corre aos cinemas para ver em um homem os atributos de Deus. Cada vez mais percebemos um mundo independente de Deus, mas querendo ser como Deus. Você percebe que a tentação em que Lúcifer caiu é a mesma em que muitos de nós caímos todos os dias?
Acho que só existe um antídoto para tudo isso: humildade e dependência de Deus. Reconheça que eu e você não somos nada nem ninguém. Somos muito menos que poeira cósmica neste Universo. Tudo vem das mãos de Deus, tudo pertence a Ele. Somente Ele é o Criador, Mantenedor e Redentor deste mundo.
Por isso, amigo, no dia de hoje, reconheça a Deus como o Senhor de sua vida. Submeta-se à Sua santa vontade. Humildemente reconheça que você não é nada nem ninguém ao se comparar com Ele, mas aceite o amor que Ele tem por você. Um bom dia de humildade para você!
De que Comida Você Gosta?
Para vocês se alimentarem, Eu lhes dou todas as plantas que produzem sementes e todas as árvores que dão frutas. Gênesis 1:29
Quando eu era criança, não gostava de comer algumas verduras e nem um fruto chamado tomate. Aliás, eu só gostava mesmo era de batata frita. E, convenhamos, quem não gosta de batata frita, bem sequinha e crocante? Sal na medida certa, e talvez até um queijo parmesão ralado por cima? Dá água na boca só de pensar. Agora, pense em quiabo, acelga ou chuchu. E aí? Salivou? Nem eu.
Parece estranho, mas a batata frita não é mais saudável que o quiabo, a acelga e o chuchu. Então, por que gostamos tanto da batata frita? Pelo sabor, obviamente. Mas nem sempre o que gostamos é necessariamente o melhor para nós. Complicado isso! Hoje, gosto de quase todas as verduras e como tomate. Entendi que preciso comer e mudar meu paladar. Não chegaria à idade que tenho hoje comendo batata e sorvete todo dia!
Uma vez, soube de uma menininha que não entendia por que tinha que agradecer a Deus por uma comida que ela não gostava de comer. Ela achava que só deveria agradecer pelas comidas de que gostava, como pizzas, doces e refrigerantes. Mas não pelas verduras e legumes. Muitas pessoas pensam assim. Só querem agradecer a Deus quando estão felizes, quando têm tudo o que desejam.
Mas, como os pais daquela menininha a amavam e queriam que ela crescesse com saúde, a ensinaram a comer verduras e a agradecer por elas. Deus age assim conosco. Ele sabe do que gostamos e não gostamos. Mas, se nos desse apenas o que gostamos, provavelmente estaríamos doentes.
Na vida espiritual, vemos as mesmas coisas. Muita gente pede dinheiro no bolso, saúde, um carro novo, uma nova casa. E pouca gente pede sabedoria para poder entender as coisas de Deus, tempo para poder estudar Sua Palavra e forças para ajudar os que necessitam. Deus está preocupado com nossa alimentação espiritual. Ele quer ter certeza de que você está se preparando para o Céu. É por isso que Ele insiste tanto em lhe oferecer o que é saudável. Ele quer o melhor para cada um de nós.
Mas lhe digo uma coisa: não se surpreenda se, no meio das “verduras de Deus”, você encontrar uma gostosa batatinha frita!
Aonde Você Quer Ir?
Felizes as pessoas que sabem que são espiritualmente pobres, pois o reino do Céu é delas. Mateus 5:3
Qual é o lugar mais legal da Terra? Para onde você gostaria de viajar? Se um dia você ganhasse um concurso cujo prêmio fosse receber uma viagem para qualquer lugar do mundo, para onde iria? Eu tenho um lugar que quero muito conhecer, se Deus permitir: a Polinésia Francesa, em Bora-Bora. Já ouviu falar desse lugar? Talvez você tenha visto algumas fotos de lá. Lembra-se de ter visto chalés no meio de um oceano translúcido e esverdeado? Onde você tem acesso somente de barco, e parte do chão do chalé é de vidro? Ali o café da manhã é trazido em gôndolas com remo havaiano. Sonho com essa oportunidade que provavelmente nunca se concretizará.
Seja como for, quero saber: Para aonde você gostaria de ir? Tem algum lugar especial onde vibraria em estar? Acredito que todos nós temos vontade de conhecer um ou vários outros lugares.
Você já reparou que qualquer empresa que faz algum concurso cujo prêmio é uma viagem sempre é com acompanhante? Sabe por que isso? Por uma questão muito simples! Qualquer lugar do mundo se torna mais belo quando as pessoas que amamos estão junto de nós.
Tenho um amigo que foi para os Estados Unidos um dia destes. Ele me contou todas as aventuras e lugares legais que conheceu, mas me disse com tom de tristeza que estava sozinho. Tenho certeza de que uma viagem internacional é muito legal. Mas, se você for acompanhado com quem você ama, é ainda muito melhor. Imagine uma excursão de formatura sem os colegas de classe. Que graça teria? Queremos viajar e conhecer outros lugares, mas junto com as pessoas que amamos.
Ir ao lugar dos sonhos deve ser fantástico. Mas ir com os amigos, pais, parentes deve ser melhor ainda! Deus me deu várias oportunidades de viajar dentro e fora do país, mas as viagens mais emocionantes foram aquelas em que minha família pôde estar comigo!
Acho que todos nós queremos ir para o Céu. Mas, sem dúvida, queremos estar lá com as pessoas que são especiais para nós. Já imaginou como seria o Céu se só você estivesse lá? Por mais legal que você seja, acho que não teria muita graça. E então? Para onde quer ir? Além de escolher o destino, trabalhe para que as pessoas que você ama viajem com você também. Boa viagem para todos nós!
O que é o “Olho do Furacão”?
A paciência traz a aprovação de Deus, e essa aprovação cria a esperança. Romanos 5:4
É bastante comum ouvirmos as pessoas falarem que alguém está “no olho do furacão”, ou seja, no centro de algum problema. Realmente, o olho do furacão fica no centro. Mas o que poucas pessoas sabem é que ali é o local mais seguro e de calmaria quando acontece um furacão. Mas, então, afinal de contas, o que é “o olho do furacão”?
O olho é uma área quase circular de ventos comparavelmente calmos e tempo bom encontrado no centro de um ciclone tropical intenso. Embora os ventos sejam calmos no eixo de rotação, pode ocorrer também ventos um pouco mais fortes nessa região. Há pouca ou nenhuma precipitação e muitas vezes pode-se ver o céu claro.
O tamanho de um “olho de furacão” varia de 8 a 200 km de diâmetro, mas em média existem ciclones tropicais com diâmetro de olho em torno de 30 a 60 km. Como podemos ver, é uma região bem grande e de relativa calmaria ali dentro. Mas, mesmo assim, é claro que ninguém quer estar perto de um furacão, e muito menos no olho do furacão!
Podemos comparar este mundo a um grande furacão. Com o pecado em voga, há cada vez mais destruição, morte, tristeza e dor. Mas, para aqueles que seguem a Jesus, o céu continua azul. Quando vemos o mundo de ponta cabeça, quando ligamos a TV e só assistimos desgraça, lembramos que existe um Céu nos aguardando.
Estamos no meio desse furacão. Um lugar perigoso, mas ainda vivemos sem sofrer tanto seus estragos. A lei de Deus tem nos protegido de muitas dores e desgraças. Sua misericórdia tem nos impedido de irmos para o eixo da destruição. Lembra-se daquela música? “Pode cair o mundo, estou em paz”! Assim vive o cristão, no meio de um furacão, mas com o coração confiante.
Hoje, talvez, você esteja passando um dia muito triste e complicado. Talvez o mais difícil de toda a sua vida. Tenha calma neste momento. Confie em Jesus e saiba que o furacão está perdendo a força. Logo tudo terá passado e muito brevemente estaremos no Céu – um lugar sem furacões, sem dor ou pesar. Aguente firme, está tudo acabando! Bom-dia para você, apesar do furacão!
Você Gosta de Observar as Aves?
Como a águia ensina os filhotes a voar e com as asas estendidas os pega quando estão caindo, assim o Senhor Deus cuida do Seu povo. Deuteronômio 32:11
Gosto muito de animais. Podemos aprender muito com eles. Você já teve oportunidade de saber sobre a vida das águias? A águia é uma ave que tem de 66 a 100 cm de comprimento e voa a 100 km/h. Mas já foram registrados mergulhos a 320 km/h. A águia pode atingir 3.000 m de altitude e enxerga um peixe ou um coelho a 1,6 km de distância. Faz seus ninhos em precipícios muito altos, mas também pode construí-los nas copas de árvores altas. É o caso da águia-de-cabeça-branca.
Certa ocasião, li a história de uma águia. Alguns trabalhadores instalaram uma câmera diante de um ninho de águias-de-cabeça-branca e alguns internautas puderam observá-las, on-line. Ao nascerem os “bebês-águias”, o papai e a mamãe cuidavam com carinho dos seus filhotes. Quando o pai ia buscar comida para alimentar os “bebês”, a mãe ficava tomando conta. Quando era a mãe que ia buscar o alimento, o pai protegia as avezinhas. Cada movimento era filmado, e os ângulos das câmeras ajeitados a fim de que o crescimento dos filhotes pudesse ser acompanhado pelos atentos internautas. As águias moram em lugares muito altos e não podemos vê-las sempre, mas sabemos que elas estão lá.
O que esses estudiosos fizeram foi mostrar a todos nós o que sempre acontece no reino animal: pais cuidando de seus filhinhos. Assim deveria ser sempre em todas as espécies. Principalmente a nossa.
Recebi, infelizmente, em meu e-mail fotos de um menino que havia sido enterrado vivo em um terreno baldio. O menino ainda estava com o cordão umbilical e com parte da placenta. Nasceu e foi colocado em um buraco para morrer. Fiquei chocado! Fiquei pensando na águia. Nem tem raciocínio, mas faz o que é certo. E os seres humanos têm a razão, mas muitos são piores que animais algumas vezes.
A boa notícia é que Deus é nosso Pai e nunca nos tratará com maldade ou desprezo. O verso de hoje diz que Deus cuida de nós como as águias cuidam dos seus filhos. Fico feliz em imaginar que Deus me ama como um pai amoroso. É muito bom observar as aves e o cuidado que elas têm com seus filhotes, mas é muito melhor observar o cuidado que Deus tem para com cada um de nós!
Você Já Viu Neve?
Tira de mim o meu pecado, e ficarei limpo; lava-me, e ficarei mais branco do que a neve. Salmo 51:7
Este texto foi escrito por Luciana Saraiva: Você já viu neve? Sempre eu ouvia meus pais e avós contarem do dia em que nevou em Curitiba. Foi no ano de 1975. Cresci torcendo e esperando que nevasse em cada inverno, em cada dia frio e congelante. Mas hoje tenho 27 anos e nunca mais nevou em Curitiba. Você já viu neve? Tem vontade de estar sob uma nevasca, ou atolado com os pés em um montão de neve? Quem sabe fazer um daqueles grandes bonecos de neve?
Em dezembro de 2008, eu e minha família tivemos a oportunidade de viajar com o Ivan em uma de suas semanas de oração. No terceiro dia de viagem, enquanto brincávamos de esconde-esconde dentro do quarto do hotel com as crianças, qual não foi nossa surpresa, ao abrirmos as cortinas para nos escondermos na janela, e ouvirmos o tão esperado anúncio: Está nevando! A brincadeira acabou na mesma hora e todos correram até a janela para admirar os minúsculos floquinhos perfeitamente brancos que silenciosamente caíam lá fora. Nós nos preparamos, então, com roupas, jaquetas, luvas, botas, gorros e descemos para admirar tudo aquilo. Foi incrível perceber como a paisagem colorida do dia anterior estava sendo suavemente coberta por uma grossa camada branca de neve. O verde das árvores, o cinza das ruas, o vermelho, azul, amarelo das placas, as outras tantas cores dos carros estacionados – tudo agora estava branco. Maravilhosamente branco!
Na Bíblia, encontramos uma preciosa promessa de Jesus, que está ao nosso alcance mesmo no dia de hoje. Se nossos pecados são vermelhos como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve (veja Isaías 1:18). De que cor está sua mente e seu coração? Será que eles estão carregados com as cores sombrias do pecado?
Ao acordar hoje, meu filho Gabriel, de três anos, olhou sua irmãzinha Sofia, com oito meses, vestida com uma blusa de frio felpuda branca, e falou: “Bom-dia, meu floquinho de neve!”
Quer você também transparecer brancura, de coração e mente? Entregue ao Senhor Jesus tudo o que o faz pecar, peça a Ele perdão, e Ele o transformará. Então, aproveite a nevasca!
Você é Educado?
Sejam sempre humildes, bem educados e pacientes, suportando uns aos outros com amor. Efésios 4:2
Estou escrevendo este texto a caminho da linda cidade de Florianópolis, em Santa Catarina. Dentro de poucas horas, estarei falando para centenas de adolescentes sobre a influência da mídia, hábitos e outros assuntos. Como moro em São Paulo, tive que ir de avião até a capital catarinense. Quando estava dentro do ônibus que me levaria até o avião, não pude deixar de prestar atenção na conversa de dois homens. Ambos ao celular. Ambos empresários falando de negócios. Um deles vociferava, gesticulava e falava um sem-número de palavrões. O outro, com voz calma, porém firme, dava coordenadas sobre a contratação de uma especialista em vendas para a empresa. A cena era contrastante, e todos dentro do ônibus podiam ouvir os berros do primeiro empresário.
Rapidamente, pensei que eu não gostaria de trabalhar com um deles. Você já imagina qual? Quanta diferença, quanto contraste! Isso me faz refletir no tipo de chefe que eu sou. Como tenho tratado as pessoas que trabalham comigo? Como minhas secretárias me veem? Será que sou arrogante, insensível e bravo? Penso que tenho outros defeitos, mas esses não.
Hoje você é só um adolescente, mas, com certeza, um dia será alguém importante para a sociedade, ocupando cargos de maiores responsabilidades. Como você tratará as pessoas quando elas errarem? Como reagirá quando forem contrárias ao que você pensa? Espero que você seja educado, cortês, sensível e equilibrado em todas as suas decisões.
Dentro do avião, o primeiro empresário sentou na fileira atrás de mim e a conversa continuou: demitiu duas pessoas por telefone, praticamente as xingou e falou mais um monte de palavras de baixo calão. Por fim, desligou o telefone, fechou os olhos e dormiu como se nada tivesse acontecido. Triste a realidade desse moço. Poderia ter lidado com os problemas de outra maneira e seria muito mais feliz.
Que triste! Fiquei pensando nas pessoas que foram demitidas por ele, em plena sexta-feira. Como será o fim de semana delas? Fiz uma oração para que Deus as confortasse e arrumassem um patrão mais educado e ético. Quando você for “alguém” na vida, ajude os outros e nunca pise em ninguém ou o humilhe.
Você Sabe o que é Cultura Inútil?
Quem procura ter sabedoria ama a sua vida, e quem age com inteligência encontra a felicidade. Provérbios 19:8
Existem pessoas que são campeãs em cultura inútil. Sabem um milhão de coisas que nunca mudam a vida de ninguém. Mais do que a quantidade de coisas que a gente sabe, precisamos nos preocupar com a qualidade, com a relevância do conhecimento! De que me adianta saber o nome do Pato Donald? Ou, ainda pior, qual a importância de saber que é impossível alguém lamber o próprio cotovelo? São curiosidades inúteis que não levam a gente a lugar nenhum. Veja um pouquinho mais de cultura sem relevância:
• É impossível espirrar com os olhos abertos.
• Um terço de todo o sorvete vendido no mundo é de baunilha.
• “J” é a única letra que não aparece na tabela periódica.
• O olho do avestruz é maior do que seu cérebro.
• Só um alimento não se deteriora: o mel.
• Em 1997, as linhas aéreas americanas economizaram 40.000 dólares eliminando uma azeitona de cada salada.
É claro que é legal saber essas coisas. Mas me preocupo com os amigos que são profundos conhecedores de coisa nenhuma, entende? Isso pode ser um passatempo, uma maneira de relaxar. Mas você e eu temos que buscar conhecimento específico das coisas importantes. O mais importante conhecimento que podemos obter é o da salvação em Jesus. Depois, vem todos os demais.
Eu não sei o que você quer ser na vida, nem que tipo de conhecimentos tem buscado. Mas estude para glorificar o nome de Deus, para que vejam que seu crescimento intelectual é o resultado da sua comunhão com Ele. Use seu tempo com inteligência e sabedoria, buscando aprender cada vez mais coisas que farão toda diferença. Espero que você seja cheio de cultura, mas de boa cultura!
Você é um Discípulo?
Jesus lhes disse: – Venham comigo, que Eu ensinarei vocês a pescar gente. Mateus 4:19
Fico imaginando como deve ter sido difícil para os discípulos abandonarem tudo para seguir Jesus. Mas também fico pensando em quão maravilhoso foi ver todos os milagres, ouvir todos os ensinamentos, presenciar todos os diálogos. Deve ter sido inspirador, contagiante, único! Acho que trocaria tudo por alguns dias ao lado de Jesus. Já imaginou você ali, antecipando a eternidade? Face a face com o seu Criador? Nada pode ser mais intenso e nenhum privilégio é maior que este. Ser um discípulo é maravilhoso, mas é maravilhoso em qualquer época!
Você sabia que a palavra “discípulo” quer dizer “aquele que aprende”? Pedro, João, Tiago, André, Filipe, Tomé, Bartolomeu, Mateus, Tiago, foram alguns dos discípulos ou alunos de Jesus.
O discípulo, além de aluno, é também seguidor. O discípulo não só aprende, mas também pratica o que o professor ensina. Na verdade, muitos personagens, homens, mulheres e jovens que conhecemos nas histórias da Bíblia foram discípulos de Jesus. José do Egito; Davi, o pastor de ovelhas; Samuel, o menino que morava no templo do Senhor – foram discípulos de Jesus desde pequenos. Eles eram Seus alunos.
Jesus tem milhões de discípulos vivendo no mundo. Eu e você podemos ser alguns deles. Não importa quantas vezes erramos, Jesus quer nos ensinar a lição mais importante de todas: como ir para o Céu. Quando você cometer um erro, chame Jesus. Ele é um professor muito paciente e lhe ensinará a lição toda de novo, se for necessário!
Lembro-me de como Jesus tratou Pedro em seus erros. Jesus sempre corrigiu o erro, mas nunca abandonou Pedro, nunca o deixou de lado. Ao contrário, Jesus estava ensinando alguém que queria aprender! Quando nos colocamos nas mãos do nosso Mestre, Ele nos indica o caminho, nos mostra como seguir em frente e, se cairmos, Ele nos levanta, mostra onde erramos e caminha ao nosso lado.
Assim, é fácil e maravilhoso ser discípulo de Jesus. NEle, a gente pode confiar, nEle temos a certeza de que nunca seremos abalados e nossos talentos servirão para formar outros discípulos! Vamos todos seguir ao Mestre? Espero que sim!
Minha Vida Presta Para Alguma Coisa?
Até os fios dos cabelos de vocês estão todos contados. Não tenham medo, pois vocês valem mais do que muitos passarinhos! Lucas 12:7
“Minha vida presta para alguma coisa?” Já tive que responder a essa pergunta para muita gente que se sentia fracassada e que não via significado em sua vida. É interessante como existem momentos na vida em que não mais queremos continuar, queremos desistir e deixar que o desespero siga seu curso destruidor.
Talvez você seja ainda muito novo, e espero que nunca tenha passado momentos tão tristes assim. Mas muitos adultos se sentem fragilizados, sem esperança, e quando olhamos dentro dos olhos deles vemos uma ponta de tristeza que insiste em ficar ali, mesmo nos momentos de alegria.
Parece que os sonhos se vão, algumas esperanças acabam e até aspirações são deixadas de lado. Nesses momentos tristes de seu pai ou mãe, do seu tio ou avó, você pode ajudar de alguma forma. Você pode ser a luz que eles precisam. Imagine que um abraço seu, uma palavra de incentivo, um elogio podem fazer toda a diferença na vida complexa e cheia de pressões que os adultos têm.
Hoje, exatamente hoje, você pode ser usado por Deus para ajudar alguém. A depressão é o mal do século, e você pode ser o agente do Senhor para levar esperança a muita gente. E o melhor de tudo é que coisas assim também trazem significado para a vida da gente!
Quando eu era pastor de uma igreja de um bairro muito pobre, uma jovem me procurou chorando, perguntando, entre lágrimas, se a vida dela prestava.
O curioso é que essa garota era líder dos jovens e me ajudava muito. Então, pude lhe mostrar tudo que ela não conseguia perceber sobre si mesma. Depois de quase uma hora de conversa, pude ver o sorriso voltar ao seu rosto. Veja que ela percebeu o valor dela e eu percebi o meu. A vida é assim. Somos “alguém” quando fazemos qualquer um se sentir alguém. Agora é sua vez: encontre alguém que anda meio triste e cabisbaixo e procure dar mais sentido à vida dessa pessoa. Você verá que assim sua vida também ganhará mais sentido. Então, boa ação hoje!
Por que Você Não Foi?
Então nós, os que estivermos vivos, seremos levados nas nuvens, junto com eles, para nos encontrarmos com o Senhor no ar. E assim ficaremos para sempre com o Senhor. 1 Tessalonicenses 4:17
Essa é uma frase bastante comum depois que algo bom aconteceu. Uma festa de aniversário, um encontro de amigo-secreto e coisas assim. O processo funciona da seguinte forma: existe um evento formal ou informal para o qual você foi convidado ou não. Mas as pessoas que estão no evento sentem sua falta, porque julgam que você deveria ter sido convidado e estado lá. Quando você se encontra com essas pessoas, ouve a pergunta: “Por que você não foi?” Essa pergunta transmite uma ponta de decepção, pois a pessoa esperava encontrar você lá. Acho que ninguém gosta de decepcionar outra pessoa. Então, você explica o ocorrido e espera que a pessoa compreenda.
Uma coisa, porém, é verdade: existe um lugar ao qual eu e você temos que ir: o Céu. Não podemos ficar aqui e dar alguma desculpa. Tudo foi preparado. Fomos convidados, e a entrada foi providenciada por Jesus. Tudo o que você sonha de bom, multiplicado pelo infinito, estará lá. Então, não dá para faltar. Ficar de fora significa perda eterna.
Quando vejo pessoas que desprezam a Deus ou se esquecem dEle e vivem como se Ele não existisse, fico pensando no futuro delas. Um dia, a frustração irá corroê-las até as entranhas. São pessoas que conheciam a verdade da Palavra de Deus, que estiveram até dentro de uma igreja, mas jogaram tudo fora, para o alto.
Amigo, saiba que Jesus o ama muito e não quer que nem você nem sua família deixem de estar lá. Por isso, busque a Jesus, leia a Bíblia, obedeça aos Seus mandamentos. Faça tudo isso com seus pais e irmãos. Seja um agente de paz, de união e de salvação em sua casa. E, com toda a certeza, você e sua família estarão lá!
Você Anda se Queixando?
Façam tudo sem queixas nem discussões. Filipenses 2:14
Li certa vez de um pastor que apresentou o desafio de um novo hábito para sua igreja: ficar 21 dias sem se queixar. Foram distribuídas pulseiras especiais aos participantes e lembretes a fim de que pudessem permanecer sem reclamações. O movimento cresceu e milhares de pulseiras foram distribuídas em todo o mundo. Durante 21 dias milhares de pessoas descobriram um novo modo de viver. A experiência mostrou que pessoas rancorosas, mal resolvidas, se tornaram mais agradáveis, mais queridas e seus relacionamentos melhoraram.
Deus leva isso tão a sério que, por causa das queixas dos israelitas no deserto, milhares deles não entraram na Terra Prometida (Números 14). Você é daqueles que reclama de tudo? Reclama porque está chovendo, reclama porque está calor, reclama por causa da prova? Deus não gosta de queixas, porque Ele sabe que isso faz mal para nosso corpo e nos deixa com o espírito triste.
Umas das maneiras de vencer os momentos em que queremos reclamar é orar, cantar um hino de que gostamos, fazer algum exercício (mesmo dentro de casa), dar uma caminhada, respirar fundo, ler um bom livro e encarar com coragem o problema, para resolver aquilo que nos está entristecendo.
Se formos reclamadores, as pessoas ao nosso lado nunca poderão sentir-se felizes em nossa companhia. Deus, o Criador do Sol, da Lua, das estrelas, das cachoeiras, dos anjos, do azul do céu, fez tudo isso para alegrar nosso coração. Quem gosta de nos ver tristes e queixosos é Satanás. Este, sim, gosta que nos sintamos derrotados e infelizes. Todas as vezes que reclamamos, estamos dando mais importância a Satanás, que só pratica o mal, do que a Deus, que é a fonte de todo o bem. A queixa só leva ao desânimo e ao fracasso. Ficar feliz, apesar das circunstâncias da vida, é um privilégio de quem tem Deus no coração!
Portanto, encare os desafios. Vença-os sem reclamar! Que tal levar essa ideia para sua escola e começar hoje mesmo a campanha dos 21 dias sem reclamar? Fale com seus professores, façam pulseiras, cartazes e deem muitas risadas de alegria. Tenho certeza de que, quando terminarem os 21 dias, muita gente perceberá que vale mais a pena viver sem reclamar. Isso, sim, será uma experiência fantástica e Jesus ficará muito feliz!
Quem é Mais Importante?
Porque, assim como em um só corpo temos muitas partes, e todas elas têm funções diferentes. Romanos 12:4
O hipopótamo, também conhecido como “cavalo do rio”, é um mamífero simpático que pode atingir 4 m de comprimento, 1,50 m de altura, pesa 3 a 4,5 toneladas e pode viver até 30 anos. Alimenta-se à noite, ingerindo de 200 a 300 kg de ervas do campo, o que o faz ficar empanturrado e sonolento durante horas. O hipopótamo costuma olhar para baixo, pois a forma do seu pescoço dificulta olhar para cima.
As girafas alcançam 5,30 m de altura, dos quais boa parte é constituída pelo pescoço. Têm uma língua que chega a 40 cm e se alimenta das folhas nos altos ramos das árvores. Quando corre, pode chegar a uma velocidade de até 50 km/h e pode viver até 25 anos. O hipopótamo e a girafa são bem diferentes, mas Deus os mantêm e os alimenta sem que tenham que ser iguais.
Nós também somos diferentes uns dos outros. Vemos e sentimos as coisas de maneiras diferentes. Todos somos joias preciosas para Deus, que nos criou. Como o hipopótamo e a girafa, somos importantes por sermos diferentes.
O agricultor planta os alimentos, o aviador pilota o avião, a costureira faz nossa roupa, o professor ensina, a mãe e o pai trabalham. Todos dependemos uns dos outros. Seja qual for nossa função, em casa, na escola, com os amigos, sempre seremos importantes porque somos diferentes uns dos outros. Daniel, José e Davi foram diferentes uns dos outros e todos foram importantes.
Quem é mais fascinante, o hipopótamo ou a girafa? Quem come 300 kg de alimento ou quem alcança 5,30 m de altura? Quem foi mais fiel: Daniel ou José do Egito? Quem mereceu mais estar no Céu: Enoque, Moisés ou Elias? Quem de fato foi o maior: Pedro ou Paulo?
Para mim, todas as perguntas acima são irrelevantes, porque a questão não é quem foi melhor, mas agradecermos por todos eles terem existido e nos ajudado a vencer também através do seu exemplo de vida. Para Deus, todos têm sua importância e valor. Ninguém precisa ser melhor que o outro. Só precisamos ser úteis para ajudar outras pessoas. Essa, sim, é a única maneira de sermos realmente importantes!
Você Sabe Jogar Bola?
Não adore outros deuses; adore somente a Mim. Êxodo 20:3
Em 1950, o Brasil viveu um momento de euforia. Nesse ano, a copa do mundo foi aqui e você pode imaginar como estava o Maracanã naquela tarde do dia 23 de agosto: lotado! O país parou para assistir aquele que poderia ser o primeiro título do Brasil. Mas o fim dessa história você já sabe... Um gol calou o Maracanã e o Brasil. O mundo ficou surpreso com o resultado e todo o país chorou.
Em 2014, haverá nova oportunidade para sermos campeões em casa, e como será legal se isso acontecer! Mas quero fazer você pensar um pouquinho em uma questão: por que gostamos tanto de futebol? Aqui no Brasil é uma febre constante. Entra ano e sai ano, começa e termina campeonato e os estádios estão cada vez mais cheios e a audiência na televisão só aumenta. Por que será que isso é tão forte em nosso coração? Às vezes, tenho a impressão de que gostamos demais de algumas coisas que não têm muita importância. No Brasil, quem não torce para um time de futebol é exceção e até parece meio estranho. Mas perceba que a fidelidade dos torcedores não é acompanhada pela fidelidade de jogadores e técnicos. Mercenários da bola, pouco ou nada querem saber da paixão da torcida.
Já imaginou se tivéssemos toda essa paixão por Jesus? Se cada brasileiro fosse tão fiel aos valores da Bíblia como é para com seu time de futebol? Com certeza, nosso país seria um milhão de vezes melhor. E, embora isso seja quase impossível de acontecer de maneira global, é 100% possível quando pensamos em nossa vida pessoal. Hoje, você pode rever alguns conceitos e ser fiel a Alguém que sempre lhe será fiel e nunca o decepcionará.
Você sabe jogar bola? Que bom! Continue praticando esporte, brinque, se divirta. Mas, na hora da paixão, deixe seus sentimentos com Jesus e não com um time de futebol. Deus o ajude a se apaixonar só por aquilo que deve.
Já Bebeu Água Hoje?
Mas a pessoa que beber da água que Eu lhe der nunca mais terá sede. Porque a água que Eu lhe der se tornará nela uma fonte de água que dará vida eterna. João 4:14
Um elemento vital – assim podemos definir a água. Vital para nossa saúde, beleza e, principalmente, sobrevivência. A água é a substância mais abundante do corpo humano. É um componente essencial para a vida de todos os tecidos do organismo.
Apesar de não conter nenhuma caloria, sem a água o corpo humano só continuaria funcionando por poucos dias. A perda de 20% de água corpórea pode causar a morte, e uma perda de apenas 10% causa distúrbios graves. Numa situação limite, beber água é mais importante do que se alimentar, pois nosso organismo não aguenta mais do que quatro dias sem beber água, ao passo que pode ficar semanas sem alimento.
Beber líquidos é muito importante, mas água é fundamental. Qualquer um pode viver sem sucos ou leite, mas ninguém pode viver sem água.
Entre as funções da água podemos citar:
• Auxilia em diversas reações químicas do organismo.
• Promove o transporte de nutrientes e gases.
• Controla a temperatura corpórea, já que consegue absorver calor, sem provocar grandes alterações de temperatura.
• Dilui os resíduos do corpo, diminuindo a toxicidade.
• É constituinte das secreções líquidas do corpo: lágrimas, saliva e sucos gástricos (os quais lubrificam os órgãos).
• Controla a elasticidade e maciez da pele.
A água realmente é muito importante. Talvez por isso Jesus tenha dito ser a “água da vida”. Afinal, nada é mais fundamental do que Cristo em nossa vida. Jesus também disse que, se alguém beber da água que Ele dá, nunca mais terá sede. O que estamos esperando? Vamos beber dessa fonte de água cristalina e um dia estaremos vivendo ao lado da fonte de todas as águas: Jesus. Um ótimo dia para você, e não se esqueça de beber muita água!
Já Perguntou Até Cansar?
Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo. Tiago 5:8
Um dia destes, fui convidado para participar de um acampamento com 700 jovens no interior de São Paulo. Depois de falar sobre a necessidade de brilhar por Jesus, eu estava voltando de carro para a cidade em que moramos. Dentro do carro estavam minha esposa e meus dois filhos. Enquanto escrevo este texto, só o mais velho fala. Ele tem três anos. No meio da viagem, o Gabriel começou a perguntar: “Pai, já chegamos?” Como estava na metade de um caminho de 500 quilômetros, disse a ele que iria demorar bastante até chegarmos em casa. Dez segundos depois, ele me perguntou a mesma coisa. Pensei que ele não tivesse ouvido e por isso respondi um pouco mais alto. Minha surpresa foi que 10 segundos depois ele repetiu a pergunta. Dessa vez, falei de maneira mais pausada e mais alto ainda. Não surtiu efeito. Novamente ouvi a pergunta.
Foi quando percebi que meu filho, de três anos, estava brincando. Resolvi entrar na brincadeira para ver até onde ia. Ele me perguntou 23 vezes se já havíamos chegado!
Foi uma brincadeira meio repetitiva para mim, mas me animava ao perceber que ele se divertia cada vez que a brincadeira avançava. Depois que ele pegou no sono, fiquei rindo sozinho da alegria de uma criança. Mas também logo percebi que faço algo semelhante com Deus. Quantas vezes já perguntei as mesmas coisas? A diferença é que não estou brincando com Deus. Estou realmente com problemas, ou inseguro, ou ansioso, ou coisa parecida. Mas também entendo que Deus responde com paciência cada uma de minhas perguntas. Ele não Se cansa, nem acha monótono. Apenas sorri e tem alegria de falar conosco o tempo todo!
E você, meu amigo? Já perguntou até cansar? Quero apenas que você saiba que Jesus nunca Se cansa de lhe ouvir. Pode repetir a pergunta, não tem problema. Ele está ansioso por ouvi-lo um milhão de vezes se for importante para você. Então, que tal começar o dia falando com Aquele que ouve tudo com alegria e está esperando você falar? E, se precisar, não tem problema. Pode perguntar à exaustão!
Que Tal Ser um Soldado?
Pois o soldado, quando está servindo, quer agradar o seu comandante e por isso não se envolve em negócios da vida civil. 2 Timóteo 2:4
Você já assistiu a um desfile de 7 de Setembro? Pode ter participado de algum representando sua escola, ou mesmo o Clube dos Desbravadores da sua igreja. Nessa data comemora-se a Independência do Brasil. Soldados brasileiros, cavalaria, canhões de guerra e aviões militares desfilam alinhados, mostrando a força e a disciplina para que são treinados.
Ontem mesmo eu conversava com um militar. Ele me contou que no último governo federal todo o armamento brasileiro foi trocado. Tanques, armas, munição, caças e até o material dos hospitais do exército foram trocados. Hoje o Brasil tem condições de ajudar nas forças especiais da ONU com tropas significativas em Timor Leste, Haiti e outras forças-tarefa para as quais somos convidados.
A verdade é que nenhum país do mundo precisaria ter exército se não houvesse ao menos possibilidade de se ter um inimigo. Você sabe para que existem exércitos? O principal motivo de existirem exércitos é a defesa do país. Quando existem inundações, furacões e terremotos, as Forças Armadas – Exército, Aeronáutica, Marinha, Polícia Militar, Corpo de Bombeiro Militar – e um exército de voluntários são chamados para levar roupas, remédios e cuidar das pessoas carentes. Mas, muitas vezes, os exércitos são chamados para lutar contra países que estão tratando mal as pessoas do seu próprio país e de outros países. Por causa das guerras, muitas pessoas morrem e muitas coisas são destruídas.
Deus também tem um exército. É um exército de anjos que está aqui na Terra para lutar contra o mal. O interessante é que eu e você podemos nos alistar nesse exército a qualquer hora. Desde as criancinhas até os vovôs e vovós, todos podem fazer parte desse exército que, na verdade, é a grande família da Terra unida à família do Céu para defender a melhor das pátrias. A pátria que tem ruas de ouro, rios de cristal, flores que não murcham, e onde é sempre dia. Jesus está esperando por você. É só você se alistar! Seja um bom soldado e combata o bom combate. A vitória é certa e a recompensa é a vida eterna, o maior dos presentes. Boa luta, soldado!
Você Sabe Ouvir um Não?
Eu tenho cumprido todas as Suas leis e não tenho desobedecido aos Seus mandamentos. Salmo 18:22
Você sabe ouvir um não? Não? Então, precisa saber algumas coisas sobre essa palavrinha tão pequena, mas de significado tão importante para qualquer sociedade. Já imaginou um mundo sem “nãos”? Seria o caos. Pode matar? Teríamos que dizer sim. Pode roubar? Teríamos que concordar. Nada funcionaria direito. O trânsito seria o caos. A justiça não precisaria existir, uma vez que tudo seria permitido. Agredir pessoas nas ruas, explorar crianças, desmatar, humilhar. Ninguém teria direito a nada e, ao mesmo tempo, teríamos direito a tudo, mesmo que não fosse legítimo. Realmente, não seria nada fácil; ao contrário, seria o fim de tudo que conhecemos como sociedade.
Mas, se para todos nós é tão óbvio que um mundo sem “nãos” seria muito ruim, então por que temos dificuldades em receber os “nãos” dos nossos pais? Um dia desses, li uma frase interessante. Ela dizia que falar “não” é a maior prova de amor! Acho que tem muito de verdade nisso. Quando Deus disse que “não” deveríamos comer do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, Ele estava nos protegendo. Tenho aprendido durante minha vida que, por trás de cada não de Deus, há uma benção reservada, guardada. Quando Deus diz “não” para mim, é sinônimo de proteção. Como não conhecemos o futuro, nossa melhor escolha é sempre confiar! Confiar em Deus como nosso grande guia e general.
Tenho que confessar que nem sempre agi assim. Muitas vezes, eu esperava ouvir os “sins” de Deus e não queria uma resposta negativa. Mas hoje minha vida está nas mãos dEle. Recebo com alegria e resignação o que Deus achar melhor para mim. Isso por uma razão simples: Deus só quer o melhor para mim, porque Ele me ama!
Quero que hoje você tenha duas certezas. A primeira é que o “não” nem sempre é ruim. Muitas vezes ele salvará sua vida e fará você mais feliz. A segunda certeza é que todas as vezes que seus pais dizem “não” é porque querem o melhor para você, mesmo que você não veja isso agora. Confie em quem o ama, em quem daria a vida por você. E, então, está aprendendo a ouvir uns bons “nãos”? Espero que sim e lembre-se: às vezes a maior prova de amor é dizer “não”, e outra prova de amor é obedecer.
Quer Ir Para o Guinness?
Então disse: – Jesus, lembre-Se de mim quando o Senhor vier como Rei! Lucas 23:42
Com certeza, você já ouviu falar no Livro Guinness dos Recordes. Ele é um dos livros mais vendidos da história. Uma das celebridades registradas no Guinness é o macaco Tião, que recebeu uma montanha de votos para prefeito do Rio de Janeiro em 2004. Pelé, o atleta que mais marcou gols na carreira, também está registrado lá. A árvore de Natal da Lagoa, no Rio de Janeiro, está registrada como a maior árvore de Natal flutuante do mundo. O Guinness já registrou o maior e o menor cavalo do mundo, que vivem na Inglaterra. Radar, o maior cavalo, mede 2 metros e Thumbelina, o menor, mede 45 cm.
Se você já teve a oportunidade de ter um livro Guinness nas mãos, vai concordar comigo no que vou dizer. É um livro muito bonito, com centenas de fotografias, com milhares de curiosidades, mas com muitos recordes sem sentido. Por exemplo: as unhas mais cumpridas do mundo, o campeão mundial de ficar sem respirar debaixo da água, a maior pirâmide humana do mundo e por aí vai.
É claro que existem recordes importantes, como os pais que mais adotaram filhos no mundo inteiro e relatos históricos sobre as maiores catástrofes que a humanidade viveu.
Já vi na televisão e já li muito sobre pessoas que têm o sonho de figurar nesse livro. Passam a vida perseguindo esse feito, com todas as suas forças. Dedicam-se horas todos os dias para poder ter “um lugar ao sol”. Acredito que tenham o desejo de ser reconhecidas em alguma coisa. É o eterno desejo de sair do anonimato. Querem ser notícia, aparecer na TV e mostrar que têm valor.
Como seria se essas pessoas soubessem que já têm valor? Que não precisam lutar contra os próprios limites para ser “alguém”? Acho que essas pessoas fariam muito melhor se escolhessem entrar no “Livro da Vida”. O esforço é muito menor e a recompensa é infinitamente muito maior! Jesus quebrou todos os recordes de amor, compaixão e perdão. E hoje Ele convida você e eu para fazermos parte desse livro. Basta amar Jesus, cumprir Seus mandamentos e ver a eternidade chegar cada dia mais rapidamente. Então, o que está esperando? Jesus quer muito que você viva a diferença de entrar no livro mais importante do Universo! Bem-vindo! Aqui, todos nós, em Jesus, somos recordistas!
Um Morcego no Chão?
O pecado não dominará vocês, pois vocês não são mais controlados pela lei, mas pela graça de Deus. Romanos 6:14
Lembro-me de uma vez em que eu estava visitando uma caverna, e meu capacete emprestado caiu de uma altura de uns cinco metros em um pequeno lago de água lamacenta. Como o capacete não era meu, criei coragem e desci. Entrei no lago com meu amigo Patrick. Ficamos tentando achar o objeto perdido, que me custaria um bom dinheiro se não o encontrasse. Quando já estávamos desistindo, eu e meu amigo apontamos para um buraco à nossa frente. Eu digo a você: nunca vi tantos morcegos juntos. Com a luz, eles se assustaram e começaram uma revoada desesperada. Tivemos que mergulhar naquela água lamacenta e cheia de excrementos de morcego. Confesso que não foi uma experiência muito agradável.
Você já ouviu alguém dizer: “Morcego no chão ninguém põe a mão”? Então, saiba que, quando você se deparar com um morcego no chão, nunca ponha a mão. Quando um morcego está caído, pode apresentar algum tipo de doença. Sabe onde existem morcegos? Eles existem em quase todo o planeta. No Brasil, existem 138 espécies de morcegos. Sabe onde eles se abrigam? Nos forros das casas, nas frestas das paredes e marquises, nas torres e grutas, nos vãos dos prédios e em outros lugares. Sabia que muitos morcegos são importantes e amigos do homem? Milhares deles são aliados da natureza. Alimentam-se de frutas e espalham as sementes que se tornarão árvores, ajudando a reflorestar as matas. Mas existem os morcegos hematófagos. Estes, quando não encontram comida, podem morder aves, vacas e cavalos. Podem transmitir a “raiva”, e alguns estudiosos relatam que o animal atacado pode morrer em até seis dias. Os morcegos contaminados com o vírus da “raiva” precisam ser mortos.
A Bíblia conta histórias de povos tão maus que contaminaram outras pessoas com seus pecados. Elas não poderão ir para o Céu a fim de não contaminá-lo. O “vírus do pecado” é mais perigoso que o “vírus da raiva”. Mas, para ele, existe uma vacina totalmente eficaz: Jesus Cristo!
Naquele dia, não achei o capacete do meu amigo. Saí da caverna sujo e malcheiroso, mas sem nenhum arranhão! Pode acreditar, não pegue em morcego no chão, mas tenha muito mais medo do pecado que de morcegos. Muitos deles são feios, mas inofensivos. Diferente do pecado, que sempre é perigoso!
Como Decidir Entre o Certo e o Certo?
O Senhor faz o que é certo e ama a honestidade; as pessoas que são obedientes a Ele viverão na Sua presença. Salmo 11:7
Acho que todos nós, em algum momento, já passamos por uma situação em que duas coisas que queremos muito são boas e certas. Nesses casos, o que devemos fazer? Qual é a melhor opção? Existe alguma dica? Eu penso que sim.
Um dia destes, andando em um shopping, fui ao lugar em que as pessoas gostam de ficar por um bom tempo: a livraria. Ali descobri um livro com um título interessante: Como Decidir Entre o Certo e o Certo. Não precisei pensar duas vezes. Comprei logo o livro. Gostei do prefácio. Mas até hoje, enquanto escrevo estas linhas, não li o livro. Tinha e ainda tenho outras prioridades em leitura. O dia dele vai chegar. E, quando chegar, confirmo se o livro é mesmo bom.
Mas quero voltar à questão usando esse exemplo. Por que li outros livros e não especificamente aquele? Seria errado ler esse e não os outros? Vamos simplificar a questão. Por exemplo: é melhor ir a pé ou de bicicleta para a escola? Moralmente, neste caso, não há princípios em questão. Deus pode cuidar de mim quando vou andando de bicicleta pela ciclovia ou quando vou a pé para a escola. Como então decidir? Será que questões assim têm importância? Existe diferença entre comer lasanha ou macarrão no domingo? Ter um celular preto ou branco pode determinar algo em minha vida?
Sempre achei complicado escolher entre duas coisas boas. Nunca sei se fiz a escolha certa. Um dia, entendi que, talvez, eu estivesse querendo saber além da minha capacidade. Nunca saberei se acertei em ir por um caminho e não por outro. Por uma questão óbvia, nunca saberei o que teria acontecido comigo caso tivesse ido pelo outro lugar.
Assim, acho que a única maneira de decidir entre duas coisas certas é orar. Isso mesmo! Deus sabe todas as coisas e é Ele quem pode nos orientar quanto às nossas escolhas. É claro que Deus nos deu racionalidade e liberdade para escolher, mas querer escolher o que Deus escolheria me parece uma boa decisão nas horas de indecisões. E então? Já aprendeu a decidir entre o certo e o certo? Legal! Joelho no chão e vamos orar!
Você Está Muito Ocupado Agora?
É melhor encontrar uma ursa da qual roubaram os filhotes do que um homem sem juízo, ocupado com as suas tolices. Provérbios 17:12
Hoje em dia, todo mundo anda muito ocupado, e quem não está ocupado está preocupado! Ontem meu dia não foi dos melhores. Embora não possa reclamar, tenho que fazer algumas observações sobre estar ou não ocupado.
Um ano destes presenteei meu irmão com um livro. O título era O Ócio Criativo. A ideia do autor era mostrar que o ócio, ação de nada fazer, é também criativo. Mais do que isso, a tese dele é que todos precisamos ficar um tempinho sem fazer nada para realmente produzirmos. Ele tem muitas pesquisas e base científica para afirmar essas coisas. O problema é que parece que nos sentimos culpados quando estamos sem fazer nada. Parece que estamos regredindo intelectualmente.
Algumas décadas atrás, os livros diziam que deveríamos trabalhar, produzir mais em menos tempo. Hoje estão nos dizendo: “Vá com calma, descanse um pouco, pense mais em você mesmo”, e coisas desse tipo. Afinal de contas, o que devemos fazer? Acelerar ou frear? Acho que cada caso é diferente. Existem muitos jovens que precisam acelerar muito para serem mais produtivos e crescerem. Mas existem muitas pessoas que precisam urgentemente frear a vida e valorizar o que de fato tem valor.
Certa vez, ouvi um rapaz dizer que tem de trabalhar até nos fins de semana para manter o padrão financeiro dos filhos e da casa. O que esse bem-intencionado pai ignora é que os filhos e a esposa não precisam de padrão e, sim, de tempo com muito amor!
Confesso que estou muito atarefado. Muitos sermões para preparar, viagens para fazer, semanas de oração para realizar, programas de televisão para preparar e coisas para escrever. Mas minhas prioridades ainda se concentram em Deus e em minha família. E você, está muito ocupado agora? Espero que não o suficiente para priorizar o que realmente é importante. Para alguns, a mensagem de hoje diz: “Acelere”. Para outros, diz: “Freie”. Mas lembre-se de sempre colocar Jesus em primeiro lugar em sua vida!
Prefere Doce ou Salgado?
Essas pessoas são como árvores que crescem na beira de um riacho; elas dão frutas no tempo certo, e as suas folhas não murcham. Assim também tudo o que essas pessoas fazem dá certo. Salmo 1:3
O que você prefere: doce ou salgado? Praia ou campo? Mar ou rio? Frio ou calor? Chocolate preto ou branco? Reparou como somos diferentes? Cada um escolhe uma das opções, ou nenhuma delas ou talvez as duas. Mas todos escolhemos alguma coisa baseados no que gostamos ou preferimos. Escolhemos por opção ou mesmo por falta de opção. Mas o fato é um só: na vida, temos preferências e muitas vezes elas acabam determinando nossas decisões. Até aí tudo bem. Deve ser assim mesmo. Mas será que em todos os casos deve ser assim?
Vou exemplificar: se tenho preferência por suco de manga, mas meus amigos preferem suco de uva, que tipo de suco devo comprar para eles, se forem em minha casa? Você percebe que nem sempre devo escolher com base no que eu gosto? A questão é simples: existem valores que são maiores que nossas preferências pessoais, tais como respeito, amor ao próximo, altruísmo, etc.
Lembro-me de uma situação: quando eu era criança, queria muito ir à praia. Estávamos em Guaratuba e eu havia esperado o ano inteiro por aqueles dias quentes do verão. Depois de tanto tempo esperando, lá estava eu, de férias, tranquilo, em janeiro, em um dia de muito sol e mais de 30 graus à sombra. Eu estava desesperado para ir ao mar me refrescar. Ficava me imaginando pulando ondas, pegando “jacaré” nas ondas, passeando na areia, tomando picolé e tudo mais que um garoto de 10 anos poderia fazer em um dia assim. O problema é que justamente naquele dia havia uma espécie de mutirão para que todos ajudassem nas festas de fim de ano. Todos os adultos estavam empenhados, e eu senti que não havia clima para pedir que alguém me levasse à praia. Eles estavam em uma grande correria. Eu não podia ajudar muito e, se não atrapalhasse, já estaria sendo útil. Deixei minha vontade de lado e fiz o que era certo. Tentei ajudar como podia!
Acho que você entendeu. Todos temos preferências, gostos e vontades, mas o fundamental é fazer o certo e não o que se gosta. O melhor de tudo é quando o que a gente gosta é certo e está no momento de fazê-lo! E, então, o que prefere? Doce ou salgado? Verão ou inverno? Não tem problema, desde que você nunca se esqueça de que, acima das nossas vontades e desejos, está o que é certo fazer. Boas escolhas!
Quem Você Ama?
O Senhor Deus é a nossa luz e o nosso escudo. Ele ama e honra os que fazem o que é certo e lhes dá tudo o que é bom. Salmo 84:11
Outro dia, fui realizar um casamento em uma grande cidade do Brasil. Foi quando uma irmã da igreja pediu para falar comigo. O problema não era com ela, mas com um parente. Quando ouvi a história, custei a acreditar.
O rapaz, com mais de 30 anos, formado e bom profissional, perto de casar, tinha dois cachorros. Um deles foi diagnosticado com câncer. Por causa desse problema, o rapaz passou a ficar com depressão, não queria mais comer, nem ver ninguém. Disse que não aceitava que orassem por ele, pois quem precisava das orações era o cachorro. Não aceitava a visita de ninguém a não ser de veterinários ou pastores e, ainda assim, se eles fossem orar apenas pelo cão. Ele dizia que se Deus realmente existisse não deixaria seu cachorro ter câncer. Estava esperando um milagre, mas, caso não acontecesse, ele não teria mais motivo para viver.
Dá para acreditar nisso? Tudo bem que devemos cuidar dos animais, protegê-los, tratá-los bem. Mas questionar a existência de Deus por causa da doença de um cão? Não lhe parece um pouco exagerado? É claro que esse rapaz estava desequilibrado, precisando de ajuda profissional. Mas fico aqui pensando: será que às vezes não estamos dando mais valor às coisas erradas? Conheço jovens que brigam com metade da família por causa de um namorado. Outros perdem amigos de anos por causa de ciúmes do carro. Tomara que essa não seja a sua realidade, mas isso é muito mais comum do que se pensa. Lembre-se de que pessoas são sempre mais importantes que coisas!
Talvez você não tenha amor excessivo por cães, mas a pergunta continua: quem você ama? Deus está acima de todas as coisas? Sua família vem em segundo lugar? Depois, sim, vêm os amigos e outras pessoas? Pense nisso, veja bem quem você ama. Se não se cuidar, pode acabar deprimido por coisas sem muita importância.
Mas quando o assunto se inverte e a pergunta é: a quem Deus ama?
A resposta é sempre segura: a você e a mim!
Quem é que Acende o Sol?
Deus fez as duas grandes luzes: a maior para governar o dia e a menor para governar a noite. E fez também as estrelas. Gênesis 1:16
Certo dia, meu filho saiu com esta: “Mãe, quem é que acende o Sol?” O raciocínio dele foi dedutivo. Se para a lâmpada ligar, alguém tem que acender, então alguém tem que acender o Sol!
Você pode achar estranha a palavra que vou usar agora, mas a dedução aparentemente lógica do meu filho ocorreu por causa da “linguagem fenomenológica”. Essa enigmática palavra significa que a pessoa está falando a partir do que vê. Vou exemplificar: todos nós falamos sobre o pôr do sol, mas o Sol não se põe. É apenas uma expressão simbolizando o que vemos. O mesmo se dá com o nascer do sol. O Sol não nasce. É apenas “linguagem fenomenológica”, isto é, dizer como se vê.
Pensei em outras perguntas que meu filho poderia fazer: “Pai, se o Sol nasce, quem é a mãe dele? Pai, porque os postes correm quando estou dentro do carro? Mãe, o avião é mais leve que o ar? Cem quilos de chumbo são mais pesados que cem quilos de algodão?” O fato é um só: as coisas não são sempre como parecem. E, se nos guiarmos apenas pelas aparências das coisas, vamos acabar achando que alguém acende o Sol.
A humanidade já errou muito no passado. Por muitos anos, achavam que a Terra fosse plana, porque assim era percebida. Hoje já entendemos muitas coisas de maneira diferente. Houve uma época em que a medicina achava que quem tinha febre devia ter sangue demais no corpo, e por isso realizavam “sangria” nas pessoas. Isso mesmo, as pessoas eram cortadas para deixar vazar um pouco de sangue e ver se abaixava a febre. Absurdo, mas as pessoas acreditavam naquilo que elas imaginavam. Na aparência dos fatos.
Graças a Deus, o cristão não vive de aparência, mas de essência. É algo mais profundo e verdadeiro. Há sempre coerência entre o que falamos e o que vivemos. Pelo menos assim deveria.
Para encerrar, quero dizer que ninguém acende o Sol hoje, mas, na criação, Deus o acendeu pela primeira vez e ele está acesso até nossos dias. Que bom que Ele nos deu essa luz! Uma grande ideia, não acha?
Ainda Dá Tempo?
Se eles não se arrependerem, Deus afiará a Sua espada. Ele já armou o Seu arco para disparar flechas. Salmo 7:12
Lembro-me de uma reportagem. O assunto era o vestibular daquele ano e mostrava a correria do pessoal que chegava na última hora para fazer as provas. Eles estavam ao vivo. Nos últimos minutos, era incrível ver o desespero na cara dos vestibulandos e de seus pais para saber se dava ou não tempo. Lembro vividamente que o segurança fechou a porta de vidro bem no rosto de uma garota que, em desespero, perguntou: “Ainda dá tempo?” O segurança só balançou a cabeça negativamente. Ela começou a chorar e a passar a mão sobre os cabelos. Dizia repetidamente: “Estou perdida, estou perdida, estou perdida.” Para aquela menina, agora só restava esperar mais 365 dias e arrumar o relógio para não se atrasar mais.
É incrível como as pessoas chegam atrasadas, perdem prazos, esquecem os compromissos. Distração? Desconsideração? Ou personalidade? Talvez existam ainda outros motivos. Mas uma coisa é certa: para algumas coisas, há conserto; para outras, não. No caso da menina, tenho certeza de que ela ficou muito chateada. Mas, apesar do atraso no ingresso na faculdade, ela ainda tinha vida, saúde, inteligência e tudo o mais. No entanto, há casos em que a situação não pode ser revertida.
Lembra-se da história do travesseiro de penas? Você pode até se arrepender de ter subido no último andar do edifício e ter espalhado centenas de penas do travesseiro, mas não pode juntá-las mais. Como também não há mais tempo para voltar no passado e evitar o acidente. Assim como não há mais tempo de falar para alguém que já morreu o quanto você o amava.
Quando Jesus voltar, não haverá mais tempo para arrependimento. Por isso, você percebe a importância de fazermos bem as coisas, de escolhermos bem, de avaliarmos nossas ações hoje?
Com certeza, ainda dá tempo de você rever suas atitudes, analisar as decisões. Então, mãos à obra! Coloque no papel o que você precisa mudar, quais são as coisas ruins que precisa evitar. Então, já que dá tempo, hoje é um bom dia para começar!
Qual é o Segredo da Verdadeira Amizade?
O amigo ama sempre e na desgraça ele se torna um irmão. Provérbios 17:17
A verdadeira amizade não manipula nem é manipulada. A verdadeira amizade é provada nos momentos difíceis e é espontânea. A verdadeira amizade não se deixa levar por “disse que disse”. A verdadeira amizade é ter um irmão que não mora na mesma casa. Essas frases nos ajudam a ter uma noção melhor do que esperar e oferecer numa relação de boa amizade.
A escolha de amigos pode ser uma das coisas mais importantes na vida. Uma amizade pode ser uma bênção ou maldição. As más amizades acabam nos desviando do caminho certo, porque os valores são diferentes. Muita gente que conhece Jesus se deixa influenciar pelos valores errados de certos “amigos” e, quando se dão mal... Bem, sempre há espaço para o choro.
Uma pesquisa nos Estados Unidos mostrou que muitas das amizades que começam aparentemente bem, acabam em sofrimento e vergonha. O jogador Don Rogers, de 27 anos, foi à sua festa de despedida de solteiro organizada por “amigos”. Don iria se casar no dia seguinte, mas o uso de drogas naquela festa impediu seus planos. Don morreu. Muitas e muitas vezes as notícias revelam que as pessoas fazem coisas erradas e se metem em confusão quando estão com “amigos”.
Há pessoas que procuram fazer amizade com gente rica e famosa, só para ter prestígio. Acham que os outros gostarão mais dela e vão achá-la importante. Esse tipo de amizade vem e vai como o vento. Não dura nada.
Quer ter amigos? Quer uma amizade verdadeira? Seja quem você é. Não deixe que sua personalidade seja anulada por pessoas possessivas, que querem decidir as coisas por você. Sabe, é melhor ter poucas e sinceras amizades do que ter muitas amizades sem valor. A melhor amizade é aquela que a Bíblia ensina: a amizade de irmãos. O verdadeiro amigo conhece nossos defeitos, mas prefere ver o que há de melhor em nós. Jesus nos chamou de amigos. Mesmo conhecendo nossos defeitos, Ele nos ama como irmãos.
Quer fazer amigos? Comece com Jesus; Ele lhe apresentará outros amigos sinceros!
Que Cara é Essa?
Parem de julgar pelas aparências e julguem com justiça. João 7:24
É normal ouvirmos esta pergunta por aí: “Que cara é essa?” Essa pergunta só pode ser feita quando conhecemos a pessoa e, por consequência, sabemos quais são suas expressões faciais normais. Se você faz essa pergunta a um conhecido, é óbvio que está reparando nele e se importando. Mas, para um desconhecido, pode parecer até um insulto. Já imaginou você encontrar alguém pela primeira vez e, ao ser apresentado, perguntar: “Ei, que cara é essa?” Com certeza, não pegaria nada bem.
Você percebe como tudo nesta vida precisa de contexto? Eu fui aluno de um grande homem. Seu nome: Pedro Apolinário. Você ainda ouvirá mais a respeito desse grande homem. Sem dúvida, uma das mentes mais brilhantes da Igreja Adventista no Brasil. Ele sempre dizia: “Um texto sem contexto é um pretexto para a desculpa.” Ou seja, para uma correta avaliação de qualquer frase, é necessário o contexto exato. Assim, teremos uma chance bem menor de errar.
Quando eu era professor, procurava sempre saber o contexto familiar dos meus alunos. Queria saber se os pais eram casados ou não, no que trabalhavam, onde moravam, se o aluno já tinha repetido o ano, se tinha irmãos, se ele se dava bem com eles, de qual matéria ele mais gostava e coisas assim. Dessa forma, eu tinha mais ou menos o contexto da vida do aluno. Assim, eu tinha mais condições de ajudá-lo, entendê-lo. Não foram poucas vezes em que esse “contexto” foi útil em conselhos de classe. Fica mais fácil ser justo quando conhecemos bem o caso.
Em minha infância, conheci um garoto muito estranho e não entendia por que ele era assim. Até hoje acho que poderia tê-lo tratado melhor quando éramos crianças. Mas só o compreendi bem quando conheci sua família. A mãe tinha sérios problemas mentais; a avó, idosa e debilitada, tentava criá-lo como podia. Nessas circunstâncias, o garoto foi crescendo. Meio estranho, meio torto. Mas, quando conheci sua família, percebi que ele era um sobrevivente. Quando, anos depois, eu o vi bem e feliz, ele se tornou um exemplo para mim.
Ei, amigo, que cara é essa? Todo texto tem seu contexto, todo rosto tem sua história. Antes de julgar, procure entender. Antes de se afastar, aproxime-se. Tenho certeza de que você verá as coisas e as pessoas de outro jeito!
Já Perdeu um Milhão de Reais?
O que adianta alguém ganhar o mundo inteiro, mas perder a vida verdadeira? Pois não há nada que poderá pagar para ter de volta essa vida. Mateus 16:26
Espero que você nunca tenha perdido um milhão de reais; aliás, eu espero que você nunca tenha perdido nem um real em sua vida. É tão difícil conseguir, mas parece que é tão fácil perder. E, embora eu tenha quase certeza de que você nunca perdeu um milhão de reais, conheço um camarada que perdeu. Ele não é apenas um conhecido meu, ele é um conhecido do Brasil! Seu nome: Jair Hermínio da Silva, o Homem Enciclopédia, como foi apelidado.
Desde a estreia do programa “Show do Milhão”, em 1999, ninguém havia ganhado o prêmio máximo de um milhão de reais. Foram seis que chegaram ao valor máximo de R$ 500.000. Enfrentando perguntas superdifíceis, optaram por desistir e embolsaram o dinheiro. Até que chegou Jair Hermínio da Silva, professor aposentado, de 57 anos, de Guaxupé, Minas Gerais. Ele respondeu, de maneira impressionante, as dezoito primeiras perguntas. Só faltou responder à última para ganhar um milhão. Você sabe qual foi a pergunta? “Quantas letras contém a escrita da bandeira nacional brasileira?”
A: 13
B: 15
C: 14
ou D: 16?
Ele contou, sorriu e respondeu: “16”. O seu Jair respondeu perguntas dificílimas, teve coragem, acreditou que era possível, mas no momento mais decisivo contou errado e perdeu tudo. Saiu do programa sem nada, absolutamente nada.
Perder um milhão por uma escolha errada é muito ruim, mas perder a vida eterna por uma decisão equivocada é infinitamente pior. Só conheço uma pessoa que perdeu um milhão de reais. Mas conheço muitas que estão perdendo a salvação porque, embora saibam as respostas certas, preferem o caminho errado.
No dia de hoje, amigo, não perca um milhão de reais e muito menos a salvação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário